quinta-feira, 8 de julho de 2010

Incerteza

(desenho com caneta naquim)

"Eh precisamente a nossa incerteza que nos aproxima da realidade, muito mais do que era possivel em periodos anteriores, que tinham fe no absoluto" __Karl Manheim__

Estudando e fazendo arte sempre acabo por refletir e questionar. O belo, o criativo, o inovador, o conceitual, o exentrico...as tecnicas e materiais, formas e cores...prazer...mensagem...cliente...produto final...politica...ideias...enfim.

Estando familiarizados com a arte e pessoas de periodos distantes, temos bons conhecimentos sobre as circunstancias em que se produziram generos de arte amplamente divergentes. Apesar de nossas predilecoes, estamos hoje acostumados com a nocao de diferentes especies de beleza e diferentes formas de significacao...o que sera essa tao falada, criticada, analisada e estudada arte???

Estou aprendendo a ser paciente. E minha mente as vezes me enlouquece. Quantas contradicoes...anciedade? TPM? Incertezas? Na minha atual leitura ("O fogo interior" - Carlos Castanheda) eu comeco a notar a presenca forte da vaidade em mim...acho ate que vinha interpretando este sentimento errado, julgando ser inseguranca. Nao que tambem nao exista isso...

Porem nao havia me dado conta ainda de como a vaidade eh um obstaculo para o aprendizado. Talvez o maior deles. Fonte de outros que surgem em consequencia...

Acredito que apesar de nos ultimos tempos eu estar observando grandes aprendizagens, em diferentes momentos e por acontecimentos diversos, talvez, ou de fato, me faltava essa consciencia da minha vaidade para que finalmente pudesse realmente comecar a assimilar tudo o que tem entrado.

Tudo em sua hora...

E apesar de ser capaz de ver infinitas possibilidades, por vezes percebo as cobrancas dentro de mim mesma. Sei que as cobrancas externas podem abalar, mas ja entendo que tudo depende de como reagimos e lidamos com as coisas que nos acontecem.

Mas o coracao continua a bater...

E estudando arte, estudo a mim mesma! A arte de ver:

A importancia do esboco/novas experiencias. Apontamentos. O medo do branco. Material basico. A perspectiva. Os pontos de fuga. O respeito as proporcoes. A forca dos tons. Simplificacao. Escolha. Luz e sombra. Arranjo. A cabeca humana. A CABECA HUMANA!

Preocuacao para que? Porque? Inutil!

INCERTEZAS...necessario.


Um comentário:

Tati disse...

Percebo um amadurecimento!