segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PERGUNTAS sobre TRICKLINE e considerações quanto PROFISSIONAL de Educação Física (por Daniel OLHO)







1) Quais os benefícios da prática do slackline para o corpo?
O slackline é uma força elástica de resposta similar ao peso exercido pelo corpo quando jogada na fita, além de gerar equilíbrio físico e mental, gera;
fortalecimento muscular, condicionamento aeróbico e anaeróbico, ganho de flexibilidade, sustentação ligamentar.
A postura dessa atividade exige uma diversidade de grupamento muscular recrutados. Como se equilibrar em cima de uma fita gera um desequilíbrio para diversos planos e lados, exigindo assimetricamente de atividades dos músculos agonistas em contraposição dos antagonistas trabalhando-os em amplitudes de posturas e forças não localizadas .
Assim, refinado o equilíbrio mantendo-se no eixo da fita, um grupo de exercícios podem ser apresentados em didáticas de ensinos, apontando manobras de nível mais fácil até os mais complexos, seguindo um parâmetro de 4 fases de dificuldade;
estático; manobras em que esteja sempre com alguma parte do corpo colado a fita, exemplo: sentar na fita, deitar, posturas de yoga.
dinâmico; manobras em movimentos de balanço, as vezes toda parte do corpo sai da fita, exemplo: lemur leap= santar e voltar na fita, surfer= balançar lateralmente na fita.
atlético; manobras aéreas com quicares com outras partes do corpo além do pé, com saltos e giros, como: Buttbounce = quicar sentado, Chestbounce: quicar de peito.
acrobático; manobras aéreas com saltos de giro de mortais estilo olímpico como: mortal para frente, mortal para trás, mortal twist entre outros mortais.
Baseando nisso, avalia o praticante, e elabora uma periodização de repetições de grupos de manobras e exercício distintos.

2) Quais músculos é possível trabalhar com os exercícios?
100% dos membros inferiores, tronco e membros superiores. No inferior da perna temos o tibial, fibular longo e curto,
mais os músculos da panturrilha com maior ação de sustentação em equilíbrio, os músculos da coxa vem em segundo lugar com sustentação das forças de impacto.
Na parte inferior do tronco temos os músculos da lombar, abdominais e toráxicos, tambem com função de sustentação das forças de impacto.
E os membros superiores com sustentação do equilíbrio, onde desenvolve-se a partir da isometria direta.

3) Alguns movimentos básicos de trickline, com a altura máxima de 60 cm para a faixa e que podem ser executados em casa.
Quais exercícios você propoe para o praticante que está iniciando na modalidade?
No estático o iniciante pode executar manobras de agachamento e levantamento na fita; exemplo, dropknee, double dropknee, kiss the line.
No dinãmico o praticante pode executar manobras de mola, saltos e giros simples como; lemur leap, salto com giros: 180º, 360º.
No atlético o praticante pode executar manobras de quiques sentado, quiques de peito, giros e saltos longos como; Buttbounce, chestbounce, backbounce.
No olímpico o praticante pode executar saltos mortais, para frente para trás, mortais com giros de 180º,360º, 540º, 720º…

4) Quais as orientações passo a passo para a instalação das faixas de equilíbrio?
Primeiro deve escolher suportes fixos suficiente para não haver ação elástica extra,
árvores, postes, e estruturas fixas fortes suficiente para sustentar a força de tração do esticar.
Lembrando para não usarem árvores prematuras ou fracas suficiente para balançar sua estrutura, o slackologia faz parte da nossa vida.
Primeiro passo: Enrolar a fita da catraca na árvore e passa a catraca por dentro da ponta da fita, esticar a fita dobrando em forma de “V” para alinhar ela paralelamente ao chão,
repetir o mesmo com a fita de manobra, fazer um “V” para o plano da fita ficar paralelo ao chão e levar a ponta da fita até a catraca e passa ela por dentro do rolete,
puxa com força a fita que encaixou no rolete,segura firme, abra a trava da catraca e comece a catracar; movimento de puxar e voltar a alavanca fazendo com que a fita se enrole no rolete da catraca esticando a fita. Vide: http://www.youtube.com/watch?v=utZXcCJ9UtU

5) Onde comprar o kit?

No site www.gibbonslacklines.com.br
,vc pode comprar sua fita feita especialmente elástica para esse esporte, melhor qualidade e durabilidade (quando usada corretamente).
As mais elásticas são a jibline (preta) e a surferline (roxa).

6) Quais os cuidados necessários para a prática desse esporte?
SEMPRE lembrar-se de alongar antes, ativamente durante e depois do exercício, pois a ação do elástico é muito forte.
Direcione seu alongamento principalmente para a lombar onde sustenta a maior parte do impacto. Praticas saudáveis é resumo de uma vida ativa e equilibrada.

7) Ele é apropriado para alguma faixa etária específica?
Por estudo de campo posso dizer que é para todas as idades,
mas posso presumir a partir dos 5 anos, pode-se iniciar a pratica pois gera um desenvolvimento tônico bem relevante.

Há restrições?
Sim, pessoas com problemas crônico ligamentar, articular ou muscular, não é aconselhável apratica pela força exigida na fita,
mas posso afirmar que o slackline é um excelente material de condicionamento físico e fisioterapêutico, com suportes para se segurar,
pode-se executar balanços leves fortalecendo periodicamente todo grupamento muscular dos membros inferiores e abdominal.
Pode montar a fita alta para usar semelhante a barra de puxada de braços com a força elástica direta da fita.

Como pioneiro do trickline no Brasil, dedico quase que integralmente minha vida ao slackline e ao desenvolvimento dele como esporte no Brasil.

“Slackline é para todos”

Legal poder contribuir,
“tudo GIBBON pra vocês”

Daniel Olho

Nenhum comentário: